Powered By Blogger

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

TOP 50 - Os 50 vestidos e sapatos que mudaram o mundo.

                                        
       O que faz com que 1 roupa, 1 sapato, 1 carro ou 1 móvel se torne ícone de uma época, sintetizando tendências de moda ou de comportamento?
      O comportamento e a cultura de uma época ficam impressos nos produtos culturais produzidos e alguns são colocados no posto das inovações que marcaram a história. Com essa filosofia o Design Museum, de Londres, lançou livros que elegem vestidos, sapatos, carros e cadeiras que mudaram o mundo. A série chega às livrarias nacionais através da Editora Autêntica, visando responder à pergunta feita no início do post.
     Destacarei aqui, as edições dos 50 vestidos, que aponta o fenômeno industrial e cultural do mundo fashion e dos 50 sapatos, que traça, além do retrato de moda, uma imagem social no desenvolvimento dos calçados.


        A indústria da moda é extremamente forte e poderosa. O que vemos nas passarelas nos dá apenas uma idéia do que ela realmente é. Moda pode ser entendida tanto quanto um fenômeno industrial quanto cultural. Os 50 vestidos que mudaram o mundo relembra aqueles que marcaram o mundo do design de moda. O livro conta a história desses vestidos e os seus reflexos econômicos, sociais e sexuais até os dias de hoje; publicação indispensável para quem trabalha com moda ou simplesmente é apaixonado pelo mundo fashion.






    Em relação ao sapato, é impressionante observar a sua evolução nas últimas décadas. O tênis, por exemplo, transformou o que entendíamos como sapato de uso diário, criando uma visível barreira entre gerações. Intimamente ligado à indústria da moda, o sapato também continua a abarcar tanto a produção industrial de massa quanto a manufatura artesanal individual, exercendo claramente um fascínio no imaginário popular, principalmente no feminino.
    Os 50 sapatos que mudaram o mundo explora todo o escopo do design de sapatos, mostrando os 50 calçados que impactaram o mundo do design de moda. Esse livro mostra como o calçado fascina a imaginação popular desde as "Frye Boot", de 1863, passando pelos saltos plataforma de Carmem Miranda, até chegar à "Melissa Shoe", de 2008, não deixando de abordar os mais recentes sucessos da milionária indústria do calçado internacional. Tudo isso para traçar um retrato histórico e social incomparável da moda de sapatos.

    O bacana é ter um panorama histórico dessas peças que mudaram o mundo e nosso clostet também, além de entender um pouquinho mais porque Yves Saint Laurent é o que é hoje, ou como o salto alto dominou os looks ao longo das décadas!

Serviço:
Fontes: http://www.lolabrasil.com/; http://www.trendencias.com.br/;
Onde Comprar: http://www.autenticaeditora.com.br/autentica/area-24
Valor: R$ 34,00 cada exemplar


   
   

3 comentários:

  1. Jackie - Essa série de livros do Museu de Desigm de Londres é ótima. Tenho os quatro livros e fiz também uma matéria para o jornal. Parabéns pelas antenas ligadíssimas ao contexto histórico da moda. Beijoca, Beth Barra

    ResponderExcluir
  2. Demais Jackie! mta informaçao da melhor qualidade! linda seleçao de fotos! amei seu blog linda, bjssss

    ResponderExcluir